Ex-diretor da Fetraece e Contag é novo superintendente do IDACE

229



 


O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, nomeou para a superintendência do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), José Wilson Gonçalves. A informação consta no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira, 11.


 


José Wilson de Sousa Gonçalves deixa a coordenadoria regional do Nordeste da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). Ele substitui o médico veterinário Cirilo Pimenta, superintendente do IDACE desde março de 2017.


 


Responsável pela execução do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária, com meta até 2020 de cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar mais de 209 mil famílias, o IDACE, somente nos últimos quatro anos (2015 a 2018), entregou títulos definitivos de posse de terra a 26 mil agricultores, beneficiando cerca de 30 mil famílias.


 


“Esperamos dar continuidade ao trabalho que o IDACE tem feito, principalmente na entrega de títulos, e agregar ações fundamentais para proporcionar ao povo do campo que não tem terra ou vivam em situação de conflito tenham o domínio da sua propriedade”, explica José Wilson, filho de agricultores nascido em Independência.


 


Movimento Sindical


 


José Wilson Gonçalves trilhou um caminho de defesa da agricultura familiar no movimento sindical rural. Originário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Independência, depois foi diretor de Política Agrícola da Fetraece e em seguida secretário de Políticas Sociais da Contag. Atualmente ocupava o cargo de coordenador da Contag na Região Nordeste.


 


 


Fonte: SDA com complemento da Fetraece