Diretoria – Presidente

RAIMUNDO MARTINS PEREIRA

Raimundo Martins Pereira, 56 anos, agricultor familiar, natural da comunidade Alegre no município de Tamboril – Ceará. Iniciou militância nas Pastorais Sociais da Região de Crateús, nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e logo se engajou na luta do Movimento Sindical Cearense, fazendo parte inicialmente do Departamento Rural da Central Única dos Trabalhadores (CUT), aproximando as lutas do homem e da mulher do campo à maior Central da América Latina.

Líder da Oposição Sindical no Estado do Ceará na década de 80 e com destacada atuação nas instâncias por onde passou, a exemplo do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tamboril (filiado até hoje). Na instituição, foi Secretário de Finanças e também Presidente.

Assumiu em Fortaleza a Secretaria de Organização Sindical e Comunicação da CUT/CE e posteriormente foi Secretário de Finanças da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE) por dois mandatos (consecutivo). Em janeiro de 2018 foi empossado como presidente da FETRAECE para quadriênio 2018/2021. Em 2021, foi reeleito presidente por mais quatro anos.

Em todas estas instâncias por onde tem atuado, teve brilhante desempenho, a exemplo do exercício no cargo de vice-prefeito por dois mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Tamboril.

Raimundo Martins defende um Movimento Sindical, dinâmico, atuante e protagonista de grandes bandeiras de lutas dos agricultores e agricultoras familiares a exemplo da Reforma Agrária, Política Agrícola, Políticas Sociais (Educação, Saúde), Assalariados e Assalariadas Rurais e é um grande defensor  da luta específica dos jovens, mulheres e terceira idade dentro do Movimento Sindical.