LUIZ CARLOS RIBEIRO DE LIMA
Luiz Carlos Ribeiro de Lima, agricultor familiar, casado, é natural de Pedra Branca, Ceará. Iniciou a militância em 1993, quando se filiou ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Pedra Branca–CE, por influência de seus familiares, líderes de comunidades: o avô Antônio Guilherme de Lima, delegado sindical distrital no respectivo município; o pai, José Júlio de Lima, agricultor familiar, militante e delegado sindical na mesma delegacia até hoje; e a mãe, Raimunda Ribeiro de Lima, professora de Luiz Carlos na comunidade até a 4ª série, em sistema supletivo, na própria residência.
Em 1993, ocupou o cargo de secretário da Delegacia Sindical no referido distrito e, em seguida, foi eleito para o cargo de tesoureiro, assim como para o de delegado sindical, entre os anos de 1993 a 1999, período em que foi construída a sede da Delegacia Sindical. Por decisão do Conselho Deliberativo do STTR, e indicação do pai, em 1999 foi eleito secretário-geral do STTR, com mandato até 2001.
No ano de 2002, foi indicado e eleito para ocupar o cargo de presidente do Sindicato, função que exerceu até 2005. Nesse período, integrou a Comissão de Ética da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetraece), entre 2003 e 2005, sendo relator de várias ações e apurações de fatos de STTRs no estado do Ceará.
Em 2005, no 5º Congresso da categoria, foi eleito para a Direção Executiva da Fetraece, na condição de vice-presidente (2005–2009); posteriormente, ocupou o cargo de secretário de Políticas Agrícolas (2009–2013). Já em 2013, no 7º Congresso da categoria, venceu a eleição para o posto de presidente na gestão 2014–2017, tomando posse em janeiro de 2014.
Foi eleito secretário de Finanças para a gestão do quadriênio 2018–2021. Em 2021, foi reeleito secretário de Finanças da Fetraece por mais quatro anos. Todos os cargos assumidos foram em consonância com indicações do Conselho Deliberativo das respectivas organizações, regidas pelas deliberações regimentais e estatutárias, respaldadas em assembleias gerais da categoria e eleitas por meio dos votos dos associados e associadas, delegados e delegadas, nas respectivas instâncias distrital, municipal e estadual.
No 10º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (10º CETTR), foi reconduzido ao cargo de presidente da Fetraece.

