Diretoria do Fórum Rural Mundial se reúne em Bilbao para debater o fortalecimento global da agricultura familiar

98


 


A diretoria efetiva do Fórum Rural Mundial (FRM), na qual o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG e também presidente da COPROFAM, Alberto Broch, representa as duas entidades no cargo como vice-presidente, está reunida essa semana em Bilbao, na Espanha. O encontro conta com uma pauta de discussões cheia de tópicos importantes tanto sobre questões internas do FRM quanto para a pauta da agricultura familiar a nível global.


 


Sobre os tópicos internos, os membros da diretoria presentes na reunião iniciada ontem, dia 3, e que durou dois dias, debateram sobre o sistema financeiro da entidade e analisaram prestação de contas do último período. Novas afiliações também estiveram na agenda, e quatro entidades – três da África e uma do Caribe – tiveram entrada confirmada para o grupo de organizações afiliadas ao Fórum.


 


Após estas definições, a diretoria debateu sobre a campanha permanente de dar mais visibilidade à agricultura familiar nos países e ao trabalho que o Fórum faz nos diversos continentes. A Década da Agricultura Familiar também foi um tema muito discutido nesses dois dias.


 


Sobre a atuação do FRM na campanha da Década, Alberto Broch explica mais: “O Fórum é a principal entidade responsável em articular o lançamento das campanhas, o trabalho com os planos de ações, os comitês nacionais, e também articular recursos com os organismos internacionais. Por isso as estratégias dessa importante atuação precisam estar muito bem planejadas pela diretoria”, afirma.


 


Em uma avaliação geral da atividade, Broch declara muita satisfação com o trabalho desenvolvido nessa reunião. “É uma experiência muito enriquecedora para mim e para a COPROFAM e CONTAG, organizações que represento aqui, em integrar esse espaço de direção de uma entidade tão importante para a Agricultura Familiar como o FRM”, diz ele.


 


Broch ainda aproveitou a oportunidade para socializar às outras organizações algumas atividades das duas entidades, em especial divulgar o 4º Festival Nacional da Juventude Rural que será realizado pela CONTAG, atividade que a COPROFAM também participará, fazendo um convite para todos e todas presentes na reunião do FRM participarem desse momento histórico para os jovens rurais latinos.


 


Os próximos dois dias serão de Assembleia para deliberação de temas que já foram discutidos pela diretoria e precisam de aprovação geral. Além da diretoria, participarão desta assembleia outras organizações espanholas de cidades próximas.


 


FONTE: Correspondente da COPROFAM – Gabriella Avila