A direção eleita no 8º Congresso dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (8º CETTR), ocorrido em Beberibe-CE, em novembro de 2017, para guiar a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) pelo quadriênio 2018/2021, será empossada nesta quarta-feira (20/12), no Buffet Imperium Palatium, na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza-CE. O evento deve reunir um grande número de autoridades, como deputados e secretários de estados, mas principalmente agricultores e agricultoras familiares de todo o Ceará.
“Deixo a Presidência da Fetraece e sigo para uma nova missão que é ser o Secretário de Finanças com a sensação de dever cumprido. Durante os quatro anos que estive à frente desta entidade, me dediquei ao máximo para defender os homens e mulheres do campo. Com a mesma dedicação e força de vontade assumirei a Secretaria de Finanças”, afirma o atual presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro de Lima.
A nova diretoria terá como presidente o atual secretário de Finanças, Raimundo Martins, que foi eleito com mais de 95% dos votos durante o 8º CETTR. “Temos muitos desafios pela frente, como os ataques constantes do Governo Federal aos direitos da classe trabalhadora, mas trabalharei incansavelmente com os membros da direção, os sindicatos filiados e toda nossa base na busca de melhores condições de vida para os agricultores e agricultoras familiares. Cada trabalhador e trabalhadora deste Ceará pode ter certeza que não vou medir esforços na defesa de uma agricultura familiar forte”, afirma o presidente eleito Raimundo Martins.
Fetraece
A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) é uma instituição de representação sindical de 2º grau com 54 anos de história, filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Com sede em Fortaleza, a Fetraece é composta por uma Direção Ampliada, que compreende a Presidência, Vice-presidência, oito Secretarias e sete Regionais (Cariri, Inhamuns/Crateús, Centro Sul/Vale do Salgado, Grande Fortaleza, Vale do Curu/Baixo Acaraú, Norte e Vale do Jaguaribe), tudo para melhor atender os 183 sindicatos filiados e os agricultores e agricultoras familiares cearenses.
A chapa eleita é composta por:
Diretoria executiva titular
Raimundo Martins Pereira (Presidente)
Moisés Braz Ricardo (Vice-presidente)
Francisco De Assis Teixeira Sousa (Secretário Geral)
Luiz Carlos Ribeiro de Lima (Secretário de Finanças)
José Francisco de Almeida Carneiro (Secretário de Política Agrícola)
Rosângela Ferreira Moura (Secretária de Política Agrária e Meio Ambiente)
Maria dos Navegantes dos Reis Silva (Secretária de Políticas Sociais)
Maria Erivanda França de Oliveira (Secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação)
Cícera Vieira da Costa (Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultora Familiar)
Milena Magalhães Camelo (Secretária de Jovens Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares)
Suplentes da Diretoria Executiva
Maria Andreia da Silva Rodrigues (1ª suplente)
Maria Conceição Silva Freitas (2ª suplente)
Maria Edite Pimtombeira Pessoa (3ª suplente)
Rosângela Alves da Silva (4ª suplente)
José Wilson de Sousa Gonçalves (5º suplente)
Cícero Antônio de Sousa (6º suplente)
Francisco Acácio do Nascimento (7º suplente)
Lucas Mendes de Brito (8º suplente)
Conselho Fiscal titular
Francisco José Alves
Wilton Magno Viana Pinheiro
Antônia Maria Monteiro de Sousa
Conselho Fiscal Suplente
Lucilene Batista de Lima
Paula Maciano de Souza
Silas Chaves Lima
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetraece
Jornalista Janes P. Souza