Contag realiza oficina Temática para discutir Plataforma Política da Marcha das Margaridas 2015

147


Começou na segunda-feira, 26, a Oficina Temática de Construção da Plataforma Política da Marcha das Margaridas 2015, onde estão reunidas representantes da Comissão Nacional de Mulheres e das organizações parceiras. Até sexta-feira, 30, as participantes apresentarão sugestões e discutirão os temas que farão parte do documento que embasa uma das maiores manifestações sobre os direitos das mulheres trabalhadoras rurais do mundo.


A coordenação do evento é feita pela secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alessandra Lunas, e Secretarias de Assalariados e Assalariadas Rurais, Jovens e 3ª Idade – que representam os principais temas de discussão. “Essa oficina é um momento crucial de análise das questões que afetam as mulheres trabalhadoras da agricultura em 2015. Aqui, será debatido tudo o que servirá de subsídio para as discussões que serão feitas em cada comunidade até junho, quando consolidaremos a pauta da Marcha das Margaridas”, explicou Alessandra Lunas.


A oficina está sendo realizada no Centro de Estudos Sindicais Rurais (CESIR/CONTAG), em Brasília. As participantes foram divididas em sete equipes e cada equipe é responsável por um eixo temático: Eixo I – Biodiversidade e Democratização dos Recursos Ambientais; Eixo II – Terra, Água e Agroecologia; Eixo III – Soberania e Segurança Alimentar; Eixo IV – Autonomia Econômica, Trabalho e Renda; Eixo V – Democracia, Poder e Participação Política; Eixo VI – Educação Não-Sexista, Sexualidade e Violência; Eixo VII – Saúde e Direitos Reprodutivos.


 


Fonte: Imprensa Contag – Lívia Barreto