A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) parabeniza a Comissão Pastoral da Terra (CPT) pelos seus 46 anos de existência e resistência em nome dos povos do campo, da floresta e das águas, celebrado neste dia 22 de junho.
Além da parceria permanente em várias ações e campanhas que acontecem nos municípios, estados e em Brasília, a exemplo da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e da Caatinga, o Sistema CONTAG (Sindicatos, Federações e CONTAG) tem como importante fonte de informação e denúncia, a publicação anual da CPT sobre conflitos no campo, que este ano está na 35ª edição. O caderno da CPT aponta ocorrências de conflitos por terra e água, famílias envolvidas, ameaças e assassinatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais que têm suas terras e territórios invadidos.
A CPT surgiu em 22 de junho de 1975, durante o Encontro de Bispos e Prelados da Amazônia, realizado em Goiânia (GO) com uma proposta de luta pela Reforma Agrária e o direito fundamental a terra e ao território.
Neste dia e nos que ainda virão, temos certeza de que a nossa unidade frente à grave situação vivida pelos povos do campo, da floresta e das águas continuará firme em defesa da vida, da função socioambiental da terra, da democracia e do desenvolvimento rural sustentável e solidário!
Contem com a CONTAG, assim como contamos com todos e todas que fazem e são a história dos 46 anos da CPT.
Viva aos 46 anos da CPT!
Direção da CONTAG
FONTE: Direção da CONTAG