Contag lança livro fotográfico das quatro primeiras edições da Marcha das Margaridas

128


Em agosto de 2015, a Esplanada dos Ministérios vai receber milhares de mulheres. Agricultoras, sem-terras, artesãs, quebradeiras de coco, seringueiras, ribeirinhas, pescadoras, quilombolas, indígenas, domésticas, operárias, professoras…De diferentes sotaques, idades, origens e etnias…Elas chegarão de todas as partes, carregando bandeiras, faixas, flores e suas crianças, com o firme propósito de apresentar a pauta  da 5ª Marcha das Margaridas com reivindicações ao Congresso Nacional e Governo Federal.


 


Para coroar ainda mais a trajetória de luta dessas mulheres será lançado o Livro Marcha das Margaridas de Cláudia Ferreia, que sai pela Editora Aeroplano, fruto de um esforço conjunto da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (CONTAG) e da Fundação Ford. Já com lançamentos marcados para julho e agosto, em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.


 


Marcha das Margaridas é um livro de fotografias ilustrado por textos, com curadoria do premiado fotógrafo João Roberto Ripper, que conta a história das quatro primeiras edições da Marcha (realizadas em 2000, 2003, 2007 e 2011), onde o olhar atento da fotógrafa e historiadora  Claudia Ferreira, registrou a história, a luta, o colorido, os rostos, as marcas, os sorrisos desses mulheres nas 4 ultimas edições.


 


CONVITE CONTAG – lançamento do Livro Marcha das Margaridas


 


A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG tem a honra de convidá-la para o lançamento do Livro Fotográfico ‘Marcha das Margaridas’, no dia 29 de julho de 2015, às 15h, no Centro de Estudos Sindical/CESIR/CONTAG – SMPW, Quadra 01, Conjunto 02, Lote 02, Núcleo Bandeirante.


 


Um pouco sobre a Marcha das Margaridas!


 


A Marcha das Margaridas é um movimento feminista, criado há quinze anos, batizado em homenagem Margarida Maria Alves, líder sindical que morreu assassinada, em 1983, por defender os direitos das mulheres rurais. Desde 2000, muitas conquistas já foram alcançadas por essas mulheres.


 


 


 


FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes