Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa é prorrogada

10


 



 


A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa do Ceará, que se enceraria no próximo sábado (03), foi estendida até o dia 16 de julho. E a data limite para declarar a vacinação segue até o dia 02 de agosto. A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), responsável pela Campanha, ressalta que a prorrogação foi motivada pela falta de vacina nas distribuidoras e, consequentemente, nas revendas, prejudicando os índices vacinais registrados no Ceará.


 


Segundo o coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa da Adagri, Joaquim Barros, a situação será normalizada até a próxima sexta-feira (02). “Mais de 400 mil doses chegaram hoje na distribuidora e até sexta-feira estará disponível para as compras por parte das revendas”, explica.


 


O diretor de Inspeção e Fiscalização da Adagri, Amorim Sobreira, reforça que nesta etapa devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. “O rebanho do Estado do Ceará totalizam 2.731.000, dos quais já foram vacinados, declarados e lançados no sistema 1.880.500 animais, com índices de cobertura vacinal de 61,23% de propriedades e 68,74% de animais”, destaca o diretor.


 


A presidente da Adagri, Vilma Freire, reforça a importância do cumprimento dos prazos por parte dos criadores, já que a Agência vem trabalhando para que o Ceará alcance junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Para isso é necessário que nas próximas campanhas o rebanho cearense seja vacinado acima de 90% por município “Faço aqui um apelo a todos os produtores do nosso Estado que vacinem seu rebanho contra a Febre Aftosa. Esse status é um importante ganho para os nossos produtores, que poderão comercializar em todo o território brasileiro. Isso aquecerá a economia do Ceará. Não deixem para a última hora”, destaca Vilma Freire.


 


A declaração da vacinação deve ser feita acessando o site da Agência – www.adagri.ce.gov.br , no Portal do Produtor, sem a necessidade de deslocamento até a Adagri. “Diante da importância da manutenção do isolamento social, o criador deve usar o meio eletrônico. Porém, não havendo essa possibilidade, ele deve se dirigir a um Núcleo Local da Agência ou em um dos escritórios parceiros em seu município”, explica Amorim Sobreira. “Devido a Pandemia os escritórios da Agência estão funcionando em regime de plantão, das 08 horas às 14 horas”, acrescenta o Diretor.


 


São parceiros da Campanha a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e Secretarias de Agricultura municipais.


 


 


 


Fonte: Adagri