ROSÂNGELA FERREIRA MOURA
Natural de Potiretama. Filha de agricultores familiares, mãe, agricultora proprietária de pequena gleba de terra e ainda jovem ingressou na militância em trabalhos sociais. O despertar para a luta social veio a partir das atividades comunitárias da igreja, da escola e pela indignação da pobreza que vivia sua família e muitos em sua comunidade de Caatingueirinha. Amava estudar e teve que romper muitos obstáculos para ter acesso a escola e aos livros.
Formada em Letras – Língua Portuguesa, com pós-graduação em Gestão e coordenação escolar e Bacharel em Direito. Foi a primeira mulher jovem eleita presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Potiretama. Foi acampada da lona preta e coordenou um acampamento da Reforma Agrária com 120 famílias. É defensora e entusiasta da educação, lecionou nos municípios de Potiretama e Alto Santo sempre em comunidades e assentamentos rurais. Defensora do SUS e das políticas públicas que possibilite a transformação social e da vida das pessoas com mais igualdade, justiça e acesso.
Rosângela Moura é filiada do PT de longas datas, seu único partido até hoje, foi presidente do PT de Potiretama por dois mandatos, liderando a maior campanha de filiação na época. Coordenou duas Marcha das Margaridas 2011 e 2015 pela Fetraece e esteve em todas as trincheiras de luta, nos momentos bons e nas adversidades, a exemplo das lutas de rua em prol da Democracia, do Fica Dilma, do Fora Temer, do Lula Livre, das ações contra a Reforma da Previdência e Trabalhista.
Rosângela Moura representou o Brasil em duas conferências Internacionais em Roma na Itália, onde foi palestrante no FIDA e na ONU, inclusive na ONU fez a defesa do Lula e a denúncia das violações de direito que o presidente sofria aqui no Brasil naquela época e ergueu uma camiseta do Lula Livre. É coautora de dois livros publicados da FETRAECE (O pulsar da vida no campo e Coletânia das leis de terras do Ceará), foi membro do COEMA, Comitê da Regularização Fundiária, COETRAE, Comissão de combate aos agrotóxicos, Comitê do PNCF tendo Uruanan como maior projeto do Brasil por essa política pública.
Atuou na Secretaria de Mulheres e Secretaria de Política Agrária e Meio Ambiente da FETRAECE e atualmente está Secretária de Política Social e 3ª Idade.

