4ª Plenária Zé Pereira reúne representantes de 130 sindicatos de agricultores/as familiares

6



 


A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) iniciou nesta terça-feira, 29, em Beberibe-CE, a 4ª Plenária Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará, intitulada de Plenária Zé Pereira, em homenagem ao grande líder sindical falecido em março de 2013. O evento que segue até quinta-feira, 31, reúne cerca de 130 sindicatos filiados e mais de 400 pessoas.


 


A 4ª Plenária é momento de reflexão e debate sobre a implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) no Estado do Ceará no período 2014/2016. Os delegados presentes na plenária refletirão sobre o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) a partir de quatro eixos de atuação da Fetraece e dos sindicatos (Relação Institucionais e Parcerias; Identidade e Diversidade dos Sujeitos do Campo; Formação, Organização Sindical e Comunicação; e Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas para o Campo) e reavaliaram as estratégias adotadas para o fortalecimento da Agricultura Familiar e das entidades organizadas no Sistema Contag/Fetags/STTRs. A Plenária Zé Pereira vai atualizar os planos de lutas que orientarão a construção da Política Sindical do MSTTR no Ceará para 2016 e 2017.


 


A abertura oficial contou com uma apresentação cultural seguida de uma mística de homenagem a José Pereira Rodrigues (Zé Pereira) realizada pela rede de educadores/as. Na fala de início da Plenária, o presidente da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro Lima, destacou o tamanho da contribuição que Pereira deu para o movimento sindical. “A plenária tem o nome do nosso grande companheiro José Pereira e todos e todas que conheceram Zé Pereira sabe o grande trabalho e militância que ele desempenhou no estado do Ceará”, enfatizou o presidente. O filho de José Pereira, Antônio Pereira Andrade, foi convidado para recebe um quadro em honra do pai. “Nosso companheiro José Pereira, muito obrigado por tudo que fez. Você sempre estará presente no nosso movimento sindical!” enfatizou Luiz Carlos Ribeiro.  


 


A mesa de abertura da 4ª Plenária contou também com a participação do deputado Estadual e vice-presidente licenciado da Fetraece, Moisés Braz, da secretária de Mulheres da Fetraece, Rosângela Moura, do presidente da CUT-CE, Wil Pereira, do secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson Gonçalves, do superintendente do Incra-CE, Roberto Gomes, do diretor da Cooperativa de Prestação de Serviços e Assistência Técnica (Copasat) Ceará, Túlio Coêlho, do gerente executivo da superintendência do BNB no Ceará, Franzé Silveira, do superintendente da Conab-CE, Agenor Pereira, da coordenadora regional Nordeste da Contag, Joana Almeida, dos representantes da Cooperbio, Antônio José, e do Cealtru, Wilson Júnior, da presidente da Fetamce, Enedina Soares, da representante da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e do Cetra, Cristina Nascimento, do secretário Geral da Fetag do Piauí, Antônio José da Rocha, além de representantes de outras instituições.


 


Durante todos os discursos, o trabalho desenvolvido por José Pereira em defesa dos homens e mulheres do campo foi lembrado.


 


Zé Pereira


 


José Pereira Rodrigues foi um sindicalista incansável na luta por melhores condições de vida para os agricultores e agricultoras familiares. Iniciou a militância no movimento sindical no município de Orós. Aos 71 anos de idade, quando ocupava o cargo de vice-presidente da Fetraece, morreu vítima de um câncer. Zé Pereira deixou fisicamente o MSTTR em 24 de março de 2013, mas seus ensinamentos sempre estarão presentes.


 


Prestação de Contas


 


Antes da 4ª Plenária Estadual, a Fetraece realizou durante a tarde uma Assembleia de Prestação de Contas do Ano de 2015. Os dados apresentados foram aprovados pelos delegados presentes.


 


 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetraece/jornalista Janes P. Souza


Foto: Matheus Aires/Stúdio MS