2015 – Formação, Comunicação e Organização Sindical no fortalecimento da agricultura familiar

93


A Secretaria de Formação, Organização Sindical e Comunicação da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) teve um ano de 2015 de muita produtividade.  Foram realizados três cursos regionais da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc), participação da Enfoc Nordeste, trabalho no fortalecimento da unidade sindical, oficinas radiofônicas, entre outras atividades.


 


“Tivemos um ano de 2015 com muitas lutas e vitórias para o movimento sindical e a categoria Agricultura Familiar. Esperamos que em 2016 seja colhidos ainda mais frutos. A luta por melhorias nunca para. Destaca Lucilene Batista, secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação.


 


Formação


 


A Fetraece realizou cursos de Formação de Educadores e Educadoras Populares nas regionais de Crateús, Itapipoca e Sobral. A preparação foi em três módulos, sendo os dois primeiros nas respectivas regiões e o terceiro e último na sede da Fetraece, em Fortaleza. A junção das três turmas no módulo final teve contexto pedagógico de fortalecimento da rede e troca de experiências.


 


O movimento sindical cearense também enviou 13 pessoas que passaram pela formação da Enfoc Nordeste, que teve os módulos ministrados na Bahia, Pernambuco e Piauí. “Ainda temos mais de 100 Grupos de Estudos Sindicais (GES) espalhados pelo Ceará”, relata Lucilene Batista.


 


Organização Sindical


 


Em parceria com a Secretaria Geral foi dada continuidade ao trabalho de orientação aos sindicatos que necessitavam de mudanças estatutárias e acompanhamento dos que estão com processos junto ao Ministério do Trabalho. Também ocorreram diversas vitórias contra criação de sintaf’s (A Constituição Brasileira determina que só pode existir por município um sindicato representante de cada categoria).


 


Comunicação


 


Na área de comunicação a Fetraece conquistou muitos espaços nos meios de comunicação de massa para divulgar o trabalho da agricultura familiar, assim como eventos realizados pela entidade, como Grito da Terra e Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf). Neste ano de 2015 a Fetraece foi personagem de matérias em todas as grandes emissoras de TV do Ceará, das principais rádios, dos jornais impressos e dos portais de notícias na internet.


 


A federação realizou também duas oficinais radiofônicas para preparar melhor os agricultores e agricultores que apresentam programas de rádios dos sindicatos nos municípios de origem.


 


 


Secretaria de Formação, Organização Sindical e Comunicação