10ª Feceaf possibilita visitar o campo sem sair da cidade

88


A maior feira da agricultura familiar do Ceará vai ocorrer entre os dias 30 de junho e 2 de julho de 2017, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza. A Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf) contará com a participação de 350 expositores, vindos de todas as regiões do Estado. É esperado um público 20 mil pessoas nos três dias, o que possibilita uma expectativa de movimentação de R$ 1,4 milhão.


 


 


O evento reunirá uma diversidade de produtos orgânicos da agricultura familiar, além de exposição e venda de animais, artesanatos, casa de farinha e engenho, fazendinha, concurso leiteiro, apresentações culturais, shows musicais e muito mais.


 


“A Feceaf vai muito além de um momento para comercialização dos produtos agrícolas. Ela possibilita uma interação do campo com a cidade. Ocorre um intercâmbio cultural. As pessoas que moram aqui na Capital têm a oportunidade de conversar com o agricultor que produz o alimento que vai para a mesa de mais de 70% dos brasileiros, pois segundo o IBGE, são os agricultores e as agricultoras familiares responsáveis por essa produção.” Destaca José Francisco de Almeida Carneiro, secretário de Política Agrícola da Fetraece.


 


Para o secretário Dedé Teixeira a Feceaf é a valorização da agricultura familiar, já que o setor, mesmo com os anos seguidos de estiagem, se encontra em crescimento graças ao apoio do Governo do Estado, que através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário implanta projetos que possibilitam a melhoria de vidas dos agricultores. “Em 2017 tivemos pequeno aumento nos índices de chuvas no Estado, porém, ainda irregulares, essas chuvas não foram suficientes. E mesmo com todas as dificuldades o nosso campo produziu e a Feceaf terá o importante papel de mostrar os produtos agrícolas e trazer o interior para a capital”.


 


A feira que é uma coprodução da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), conta com o patrocínio do Instituto Agropólos e apoio de entidades como IDEF, Smart CityEmaterce, Idace, Adagri, os 183 sindicatos municipais filiados a Fetraece, Contag, CUT, Cooperbio, Cealtru, Athus Ambiental, Unicafes Ceará e Rede Cearense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Receater).


 


História


 


A Feceaf teve início em 2008 quando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que contava com o governador Camilo Santana como secretário da pasta na época, fecharam parceria para o fortalecimento da cultura dos homens e mulheres do campo. No decorrer dos anos, a Feceaf se mostrou um evento de sucesso de comercialização, de público e de enriquecimento cultural. Em 2017, a feira completa 10 anos.


 



 


 


Serviços:


X Feira Cearense da Agricultura Familiar (X FECEAF)


Entrada: Gratuita


Data: 30/06 a 02/07


Local: Parque de Exposições Governador César Cals


Endereço: Avenida Sargento Hermínio, 2677, bairro São Gerardo, Fortaleza


 


Assessoria de Comunicação da Fetraece


 


Jornalista Janes P. Souza


Telefone: (85) 3231-5887


Cel.: (85) 987210150 OI (Whatsapp)


(88) 999027584 TIM


janespsouza@fetraece.org.br


 


Assessoria de Comunicação da SDA


 


Marina Filgueiras


3101-8137


marina.filgueiras@sda.ce.gov.br


 


André Gurjão


andre.gurjao@sda.ce.gov.br