O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), agência da ONU, está realizando um concurso voltado exclusivamente para projetos inovadores da juventude rural da América Latina e Caribe. Serão premiadas iniciativas, de um(a) jovem ou um grupo de jovens com idades entre 18 e 35 anos, que constituam exemplos de boas práticas e tecnologias aplicadas e implementadas atualmente, que resultem em soluções efetivas para questões relativas à área rural.
São 8 categorias principais de projetos para a premiação:
-Ação Climática
-Comunicação e tecnologia
-Conservação
-Educação
-Geração de renda
-Inclusão financeira
-Segurança alimentar
-Sustentabilidade
Há ainda um prêmio destaque para a inclusão de grupos vulneráveis no projeto inscrito.
Premiação
O concurso “Prêmio à Juventude Rural inovadora” do FIDA prevê uma série de premiações, oferecidas de acordo com a necessidade principal apresentada pelo projeto selecionado em cada uma das categorias, e também aos interesses dos parceiros envolvidos na realização do concurso.
Entre os prêmios para os jovens selecionados estão Programas de Mentoria para a iniciativa, viagens de intercâmbio de conhecimento com outras agências da ONU e organizações, contribuição financeira (valores ainda não definidos), gravação de um vídeo sobre o projeto e divulgação da iniciativa por meio da Agência de Comunicação das Nações Unidas (UNIC) e parceiros.
Inscrições
As inscrições começaram em janeiro e foram prorrogadas até 15 de março. Para se inscrever, basta preencher o formulário online clicando aqui. É necessário responder algumas perguntas sobre o projeto, e enviar um vídeo de até 1 minuto falando sobre os objetivos da iniciativa inscrita.
Jovens que queiram inscrever seus projetos e precisarem de auxílio, podem procurar a Secretaria de Juventude Rural da CONTAG ou mandar e-mail para gabriellacta@coprofam.org com os dados para contato.
Para mais informações, acesse o site do concurso: https://premiojovenrural.org/pt/
FONTE: Correspondente da COPROFAM – Gabriella Avila