Fetraece e Adagri firmam Convênio de Cooperação Técnica

110



 


O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Raimundo Martins, esteve nesta terça-feira, 09 de fevereiro, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (Sedet), reunido com a presidenta da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Maria Vilma dos Anjos Freire. O encontro teve por objetivo principal o firmar Convênio de Cooperação Técnica entre as entidades. Também participaram da reunião o secretário de Política Agrícola da Fetraece, José Francisco de Almeida, o assessor técnico da Fetraece, Vicente Júnior, o diretor de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Adagri, Amorim Sobreira, e a assessora técnica da Agência, Georgia Amorim. 


 


O Convênio de Cooperação Técnica que será assinado entre Fetraece e Adagri vai permitir aos sindicatos filiados à Federação prestarem serviços como: Emissão da Guia de Trânsito Animal para agricultor/a familiar (GTA); Cadastro do/a produtor/a rural / agricultor/a familiar; Declaração da vacinação contra a febre aftosa para o/a agricultor/a familiar.


 


A prestação destes serviços pelos sindicatos filiados à Fetraece, vai aproximar os/as agricultores/as familiares da Adagri, permitir a regularização do cadastro das unidades de produção agrária da agricultura familiar, prosperar os números das campanhas de vacinação contra a febre aftosa, melhorar a saúde dos rebanhos (especialmente o bovino) e garantir mais segurança aos consumidores/as dos produtos de origem animal.


 


Na reunião, também foi dialogado sobre a Lei Estadual Nº 17.355/2020, que dispõe sobre a atualização cadastral do rebanho do/a produtor/a – criador/a agropecuário no período de 150 dias, contados de 16/12/2020 a 15/05/2021. Diante da relevância da Lei e da urgência que a implementação requer, o presidente da Fetraece, Raimundo Martins, colocou à disposição da Adagri os mais de 50 programas de rádios (semanais) dos sindicatos filiados.


 


Ficou acordado na reunião, que em uma data a ser definida, a Fetraece e Adagri, vão realizar uma LIVE para tratar sobre a assinatura do Convênio de Cooperação Técnica e a atualização cadastral do rebanho.


 


Fonte: Secretaria de Política Agrícola da Fetraece


Assessor: Vicente Jr.