RSSYou TubeTwitter InstagramFacebook
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais

 

Rosângela Ferreira Moura

 

Rosângela Ferreira Moura nasceu no dia 30 de agosto de 1978, no município de Potiretama, e por migração de seus pais morou em outros lugares até seus 06 anos de idade. A partir daí viveu sua vida toda na comunidade de Caatingueirinha, município de Potiretama, na região Vale do Jaguaribe. Filha da agricultora Antonia Moura Ferreira (Tonita) e do agricultor Sebastião Ferreira Filho, ainda jovem iniciou sua militância na comunidade, onde viveu maior parte de sua vida, sempre trabalhou no campo. Amava estudar e teve que romper muitos obstáculos para ter o conhecimento dos livros. O despertar para o social veio a partir das atividades comunitárias da igreja e da escola.

Associou-se ao Sindicato de Potiretama em 1998, participando ativamente como sócia. Em 2000 entrou para direção do referido Sindicato, na função de Secretária Geral, atuando por duas gestões nessa função (2000 a 2007). Em 2006 com 120 famílias de agricultores/as familiares ocuparam a fazenda Várzea Grande a qual coordenou o acampamento Oziel Alves que hoje é assentamento da Reforma Agrária.

Em 2008 candidatou-se a presidenta, se elegendo com 96% (Noventa e seis por cento) dos votos e foi a primeira mulher a ser presidenta de um Sindicato no município de Potiretama e na Regional Vale do Jaguaribe. Também foi a presidente mais jovem a assumir um STTR na região do Vale.

Em novembro de 2009 foi eleita pelo 6º Congresso da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura no Estado do Ceará (FETRAECE), para compor a Diretoria Executiva e assumir a Secretaria Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, função a qual se dedica muito hoje, e que acredita que é possível construir novas relações sociais entre mulheres e homens, seguindo na luta por desenvolvimento sustentável para o semiárido, com justiça, autonomia, liberdade e igualdade.

 

_______________________________________________

 

  • Suplente da Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais: Natália Feitoza Lima

_______________________________________________

 

Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Página Inicial

 
 
 
Av. Visconde do Rio Branco, 2198 - Joaquim Távora
Fortaleza - Ceará   CEP 60055-171
(85) 3231-5887 / 3231-7584
falecom@fetraece.org.br
 
  www.igenio.com.br
CTB CNTS