RSSYou TubeTwitter InstagramFacebook
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Notícias

  08/02/2018 09:39 

COLETIVO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE reafirma ações apontadas no Plano Estratégico da CONTAG (2017-2021)

 
Como resultado de três dias de debates e proposições, o Coletivo Nacional de Meio Ambiente apontou para serem implementadas pelo conjunto do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), as temáticas: acesso e gestão da Água; combate aos agrotóxicos; proliferação das monoculturas; concentração fundiária; pagamento dos serviços ambientais; energias alternativas/renováveis;  garantia de direitos dentro do código florestal; grandes projetos; recuperação ambiental pós Cadastro Ambiental Rural (CAR); mudanças climáticas; educação ambiental para a Agricultura Familiar; conflitos ambientais; e a desertificação e a preservação das sementes crioulas. Vale ressaltar que todos esses temas estão no Plano Estratégico da CONTAG (2017-2021) e são resultados de várias proposições aprovadas no 12º Congresso da Confederação.
 
FAMA
 
A mobilização para o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) também foi apontada pelo Coletivo como prioridade. O FAMA acontece de 17 a 22 de março de 2018, em Brasília-DF, com o tema “a água é um direito e não mercadoria”. Organizado por várias organizações sindicais e movimentos sociais, o FAMA construirá uma grande aliança de resistência e organização de uma agenda de lutas contra as privatizações e a mercantilização da água.
 
Para o Fórum, o Coletivo Nacional de Meio Ambiente, apontou a participação efetiva do Movimento Sindical nos comitês de bacias nos estados no sentido de levar a discussão da água para além do FAMA.
 
“Nós, enquanto Coletivo Nacional de Meio Ambiente, apontamos uma maior visibilidade aos conflitos e desafios em defesa da Água como um direito de todas e todos. Neste contexto, entram como proposições os temas que atendam as demandas das regiões do Semiárido: (Uso de Tecnologias Sociais, Democratização do Acesso à Água, etc)”, destaca a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmari Malheiros.
 
Outro compromisso firmado pelo Coletivo foi a participação ativa das mulheres na tenda “Água/Mulher”, onde deve acontecer um chamamento para VI Marcha das Margaridas.
 
Ao todo, serão cerca de 200 representantes do Movimento Sindical (CONTAG, Federações e Sindicatos) que contribuirão com o debate do FAMA.
 
AUDIÊNCIA IBAMA
 
O Coletivo de Meio Ambiente, formado por dirigentes e assessores(as) das 27 Federações que integram o sistema CONTAG, também esteve em audiência com a presidente do IBAMA, Suely Araújo, onde reivindicou a revisão de ação e atuação dentro do bioma da Mata Atlântica; a sobreposição e duplicidade de pessoas no cadastro do CAR e multas on-line expedidas pelo IBAMA; entre outras demandas levantadas pelo conjunto do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
 
“Agradecemos todas(os) do nosso Coletivo Nacional de Meio Ambiente, pela contribuição, o debate participativo, e pelo compromisso assumido em prol da defesa dos recursos naturais do País. Que juntas(os) possamos seguir reivindicando por políticas públicas  ambientais e implementando nossa agenda estratégica para 2018. Afinal, defender o Meio Ambiente é defender a Agricultura Familiar, é defender a VIDA”, Rosmari Malheiros, secretária de Meio Ambiente da CONTAG.  
 
 
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
Lei os termos de uso

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

 
 
Av. Visconde do Rio Branco, 2198 - Joaquim Távora
Fortaleza - Ceará   CEP 60055-171
(85) 3231-5887 / 3231-7584
falecom@fetraece.org.br
 
  www.igenio.com.br
CTB CNTS